

O mundo mudou e estamos mudando com ele.
Estamos diante de um momento de transição, onde não podemos mais contar com um caminho previsível devido a velocidade e complexidade dos sistemas e informações.
O futuro - que já é presente - está aberto e a sua construção será em meio a complexidade e a incerteza.
Nesse contexto, precisamos de pessoas capazes de criar e acompanhar os novos sistemas econômicos, políticos e sociais. Mudanças que exigem, mais do que informação e conhecimento, exigem o desenvolvimento de competências humanas.
Estamos falando de atitudes e habilidades que nos ajudarão a enfrentar os desafios do mundo do trabalho, das relações humanas, da sociedade e do meio ambiente. Ao mesmo tempo, nos irão valer para aproveitar as oportunidades como protagonistas e líderes dessa mudança de mundo.
Matriz de Competências
Competências são o conjunto de conhecimentos (conteúdos e práticas), habilidades (cognitivas, relacionais e emocionais), atitudes e valores que nos utilizamos para resolução de problemas complexos do nosso dia a dia.
Na Trilha SER fazemos um recorte para um conjunto de competências relacionadas ao socioemocional, ou seja, habilidades ligadas à nossa capacidade de nos conhecermos (nos entendermos com inteligência emocional) e de nos relacionarmos com o outro e com o mundo.
As competências nos ajudam a usar o conhecimento adquirido a nosso favor. Apresentamos abaixo as 8 macro competências que estão inseridas na Trilha.
Aprendizagem Ativa
Estudante no centro da aprendizagem
Colaboração e Convivência
Colaborar e conviver com o grupo
Autoconhecimento
Conhecer e reconhecer sentimentos e necessidades
Comunicação
Falar honestamente e escutar empáticamente
Criatividade
Criar e combinar à partir de um repertório de experiências
Orientação para Servir
Apoiar e estar presente para o outro e para a comunidade
Inovação e Empreendedorismo
Planejar, inovar e executar projetos
Pensamento Crítico
Ter a capacidade de construir opiniões fundamentadas e estar aberto para aprender com o novo
Interações com a TRILHA
Durante alguns momentos as famílias serão convidadas a interagir com o programa. São atividades que o estudante irá levar a para casa e compartilhar com suas famílias.
01
dicionário SOcioemocional
Em alguns momentos os estudantes irão trazer uma conversa sobre o nosso entendimento acerca das nossas emoções. Um espaço para registrar de forma individual e subjetiva.
Dicas: Seja sincero na sua fala e escute empaticamente. Estimule essa atividade.
02
baralho socioemocional
Um baralho que irá nos ajudar a nomear e entender nossas emoções e sentimentos. Vocês podem convidar o estudante a mostrar e explicar o baralho para a família.
Dicas: Demonstre curiosidade, permita que o jovem compartilhe apenas o que se sentir confortável.
03
PEsquisa e trocas
Momentos em que iremos perguntar e trocar com as famílias, aprendendo e melhorando sempre

Webnars Profissionais para as Famílias
Em nossa trajetória tivemos a oportunidade de fazer treinamentos para colaboradores de empresas referências em seus mercados de atuação, como Google, Nubank e outras.
Vamos oferecer, exclusivamente, aos familiares dos estudantes que estão fazendo a trilha SER, a oportunidade de participarem de 4 encontros virtuais, que tem como objetivo desenvolver competências ligadas a comunicação, criatividade e inteligência emocional. Próximo a data mandaremos as inscrições, ou você pode se inscrever aqui embaixo.