BEM VINDOS AO PROGRAMA SER

Blog

O mundo mudou e estamos mudando com ele.

Estamos diante de um momento de transição, onde não podemos mais contar com um caminho previsível devido a velocidade e complexidade dos sistemas e informações.

O futuro - que já é presente - está aberto e a sua construção será em meio a complexidade e a incerteza.

Nesse contexto, precisamos de pessoas capazes de criar e acompanhar os novos sistemas econômicos, políticos e sociais. Mudanças que exigem, mais do que informação e conhecimento, exigem o desenvolvimento de competências humanas.

Estamos falando de atitudes e habilidades que nos ajudarão a enfrentar os desafios do mundo do trabalho, das relações humanas, da sociedade e do meio ambiente. Ao mesmo tempo, nos irão valer para aproveitar as oportunidades como protagonistas e líderes dessa mudança de mundo.

Matriz de Competências

Competências são o conjunto de conhecimentos (conteúdos e práticas), habilidades (cognitivas, relacionais e emocionais),  atitudes e valores que nos utilizamos para resolução de problemas complexos do nosso dia a dia. 

Na Trilha SER fazemos um recorte para um conjunto de competências relacionadas ao socioemocional, ou seja, habilidades ligadas à nossa capacidade de nos conhecermos (nos entendermos com inteligência emocional) e de nos relacionarmos com o outro e com o mundo. 

As competências nos ajudam a usar o conhecimento adquirido a nosso favor. Apresentamos abaixo as 8 macro competências que estão inseridas na Trilha.

Aprendizagem  Ativa

Estudante no centro da aprendizagem

Colaboração e Convivência

Colaborar e conviver com o grupo 

Autoconhecimento

Conhecer e reconhecer sentimentos e necessidades 

Comunicação

Falar honestamente e escutar empáticamente

Criatividade

Criar e combinar à partir de um repertório de experiências

Orientação para Servir

Apoiar e estar presente para o outro e para a comunidade

Inovação e Empreendedorismo

Planejar, inovar e executar projetos

Pensamento Crítico

Ter a capacidade de construir opiniões fundamentadas e estar aberto para aprender com o novo 

Interações com a TRILHA

Durante alguns momentos as famílias serão convidadas a interagir com o programa. São atividades que o estudante irá levar a para casa e compartilhar com suas famílias.

01

dicionário SOcioemocional

Em alguns momentos os estudantes irão trazer uma conversa sobre o nosso entendimento acerca das nossas emoções. Um espaço para registrar de forma individual e subjetiva.

Dicas: Seja sincero na sua fala e escute empaticamente. Estimule essa atividade.

02

baralho socioemocional

Um baralho que irá nos ajudar a nomear e entender nossas emoções e sentimentos. Vocês podem convidar o estudante a mostrar e explicar o baralho para a família.

Dicas: Demonstre curiosidade, permita que o jovem compartilhe apenas o que se sentir confortável.

03

PEsquisa e trocas

Momentos em que iremos perguntar e trocar com as famílias, aprendendo e melhorando sempre

especiais_edited.jpg

Webnars Profissionais para as Famílias

Em nossa trajetória tivemos a oportunidade de fazer treinamentos para colaboradores de empresas referências em seus mercados de atuação, como Google, Nubank e outras.

Vamos oferecer, exclusivamente, aos familiares dos estudantes que estão fazendo a trilha SER, a oportunidade de participarem de 4 encontros virtuais, que tem como objetivo desenvolver competências ligadas a comunicação, criatividade e inteligência emocional. Próximo a data mandaremos as inscrições, ou você pode se inscrever aqui embaixo.

27 ABR

MUNDO VUCA E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

JUN

ESCUTA ATIVA

AGO

CRIATIVIDADE E

INOVAÇÃO

OUT

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA